O Sporting saiu humilhado da Hungria ao perder por 3-0 frente ao Videoton, em jogo da segunda jornada do Grupo G da Liga Europa. Os "leões" realizaram uma das piores, senão a pior exibição na era Sá Pinto. O treinador leonino operou uma grande revolução no onze inicial que não surtiu efeito. O Sporting não teve fio de jogo, não houve combinações ofensivas, apenas posse de bola e várias falhas no setor mais recuado. Com mais este resultado negativo, o treinador Sá Pinto, que já não tinha mais margem de erro, parece agora estar praticamente com os dois pés fora do Sporting.
Videoton 3-0 Sporting, Grupo G da Liga Europa
O Videoton entrou muito cauteloso na partida dando a iniciativa de jogo ao Sporting. A equipa leonina trocou muito a bola no meio campo, sem progressão e sem consequências ofensivas, até que a partir do quarto de hora começaram os erro. Três falhanços do Sporting, três golos para o Videoton.
A equipa húngara abriu o ativo por intermédio de Vinicius. Falha da defesa do Sporting que deixou à vontade ao segundo poste Nikolic cabecear. Rui Patrício ainda conseguiu defender, mas a bola foi para a frente onde Vinicius apareceu sozinho a empurrar para o fundo da baliza. No segundo golo, nova falha coletiva, Toth passa por Prajnic e cruza para Filipe Oliveira, completamente à vontade, cabecear para um desamparado Rui Patrício. No terceiro, falha de Boulahrouz no atraso a Patrício, Nikolic roubou a bola e rematou a contar.
Os "leões" caíram para o último lugar do Grupo G, com apenas um ponto, menos um do que o Basileia, que hoje empatou com o Genk (2-2), que segue na liderança, com quatro, enquanto o Videoton somou os primeiros três pontos. O próximo jogo do Sporting é fora contra os belgas do Genk.
19h50 Termina a partida.
90'- O árbitro dá mais 4' de tempo de compensação.
90'- Quase o quarto golo! Vinicius chegou um tudo nada atrasado ao cruzamento da direita.
84'- Boa jogada de Jéffren a cruzar, Wolfswinkel falha o remate. O holandês não acertou na bola.
81'- Jogada perigosa do Videoton! Mitrovic, em zona frontal, atirou forte, mas a bola saiu por cima.
77'- Substituição no Videoton: sai Nokolic entra Torghelle
75'- Cruzamento de Pranjic ao segundo poste para Jéffren, mas a bola sai comprida para fora. O Sporting ataca mais com o coração do que com a cabeça.
O Sporting tem mais bola do que o Videoton, Já podia ter marcado, mas o bola não entra. A equipa de Paulo Sousa recuou no terreno à espera dos "leões".
70'- Substituição no Sporting: sai Boulahrouz entra Adrien. é o tudo por tudo de Sá Pinto.
68'- Substituição no Videoton: sai Balufo entra Gyurcsó.
65'- Jéffren remata forte da meia-lua para boa defesa de Bozovic.
64'- Mais um remate de Viola para uma defesa incompleta de Bozovic. Canto para o Sporting.
63'- Primeiro remate da segunda parte à baliza de Patrício. Toth de longe à figura do guarda-redes leonino.
61'- Boa jogada de entendimento do Sporting com a bola a passar por vários jogadores! Viola rematou em jeito, ao lado da baliza húngara.
59'- Viola remata da quina da área ao lado.
58'- Falhanço de Wolfswinkel! Boa jogada de Viola pelo lado direito, cruza para o holandês atirar ao lado.
52'- Remate forte de Schaars, ao lado do poste esquerdo da baliza de Bozovic.
50'- Mais um canto contra o Videoton. o Sporting entra bem na segunda parte. Cruzamento de Jéffren, Rojo cabeceia por cima.
49'- Boa jogada de Viola a ganhar um canto. Na sequência do canto, cabeceamento de Wolfswinkel, por cima.
47'- Cabeceamento de Boulahrouz, por cima.
45'- Substituição no Sporting: sai Labyad entra Schaars.
19h01 Recomeça a partida
18h46 Intervalo
45'- O árbitro dá 1' de tempo de compensação.
40'- Canto para o Sporting. Boulahrouz cabeceia forte, mas a bola vai para as mãos de Bozovic.
39'- Nikolic vê Patrício adiantado e tenta o chapéu de meio campo. A bola não passa longe...
36'- Gooooooooooooooooolo do Videoton por Nikolic! Mais uma falha da defesa do Sporting, desta vez Boulahrouz falha o atraso para Patrício e isola Nikolic que à saída de Patrício foi só desviar do guarda-redes leonino. Cheira a goleada e a escândalo.
34'- Jéffren com uma perdida escandalosa. Cruzamento de Pranjic para falhanço incrível de Jéffren.
31'- Remate de Izmailov de muito longe, por cima.
30'- Substituição no Sporting: sai Rinaudo entra Wolfswinkel.
25'- Que perdida de Viola! O avançado argentino do Sporting tinha tuda para fazer o golo, mas falhou o cabeceamento após um cruzamento milimétrico de Izmailov.
20'- Goooooooooooooooooolo do Videoton por Filipe Oliveira! Mais uma falha da equipa do Sporting, Toth passa por Pranjic e cruza para Filipe Oliveira, completamente à vontade, cabecear para um desamparado Rui Patrício.
16'- Remate forte de Rojo para defesa atabalhuada de Bozovic.
15'- Goooooooooooooooooolo do Videoton por Vinicius! Cruzamento largo ao segundo poste, Pranjic falha, Nikolic remata de cabeça à vontade para defesa Patrício para a frente. Vinicius na recarga foi só empurrar para golo. Aberto o ativo na Hungria.
13'- Contra-ataque rápidio do Videoton por intermédio de Nikolic, o avançado puxou a bola para o pé esquerdo e quase sem ângulo rematou contra Rojo.
8'- Grande corte de Boulahrouz! o avançado Nikolic ficava isolado se o defesa holandês do Sporting não roubasse a bola.
5'- André Martins tenta isolar Viola, mas o guarda-redes Bozovic arroja-se ao relvado e agarra com segurança.
4'- Primeiro ataque com princípio, meio e fim a pertencer ao Sporting. Pranjic cruzou do lado esquerdo para as mãos do guarda-redes húngaro.
Primeiros minutos de jogo com muita troca de bola pelo Sporting, mas sem efeitos práticos. as equipas estão em fase de estudo.
18h00 Começa a partida
Equipas oficiais
Videoton: Bozovic; Brachi, Paulo Vinicius, Marco Caneira e Stopira; Toth, Mitrovic e Sandor; Filipe Oliveira, Nikolic e Balufo.
Suplentes: Tujvel, Kaká, Héctor, Renato Neto, Kovács, Torghelle, Gyurcsó.
Treinador Paulo Sousa
Sporting: Rui Patrício; Gelson Fernandes, Boulahrouz, Rojo e Pranjic; Rinaudo e André Martins; Izmailov, Labyad e Jeffrén; Viola.
Suplentes: Marcelo, Carriço, Insúa, Schaars, Adrien Silva, Cédric e Van Wolfswinkel.
Treinador Sá Pinto
Árbitro islandês Kristinn Jakobsson
--------------------------------------------------------
O treinador do Sporting, Ricardo Sá Pinto, rejeitou favoritismo frente ao Videoton e justificou a não convocatória dos habituais titulares Carrillo, Capel e Elias como opção. "Tenho 23 titulares, como sempre disse. Por mais que me custe, tenho de fazer algumas opções. Nem sempre é fácil, porque é difícil gerir expectativas de cada um", referiu Sá Pinto. De regresso aos convocados dos "leões" está o defesa internacional holandês Khalid Boulahrouz.
O jogador português da equipa húngara do Videoton Marco Caneira qualificou como "especial" o reencontro com a sua antiga equipa, o Sporting, onde se "formou como homem e futebolista".
Os jogadores do Sporting que partiram para a Hungria foram os seguintes: Marcelo Boeck, Izmailov, Labyad, Rui Patrício, Cédric, André Martins, Gelson Fernandes, Van Wolfswinkel, Rojo, Rinaudo, Adrien, Insúa, Jéffren, Boulahrouz, Schaars, Pranjic, Carriço, Luís Ribeiro e Viola.
O encontro entre o Videoton e o Sporting realiza-se às 18h00 com arbitragem do islandês Kristinn Jakobsson.