Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Mário Cruz - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a progressão da pandemia da Covid-19 em Portugal e no Mundo. Portugal registou hoje mais 19 mortos e 234 casos confirmados. Destaque ainda para o salto no número de casos recuperados. São mais 464, num total de 3.013, o que corresponde a 10,8% dos casos confirmados, informou o secretário de Estado da Saúde na habitual conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde. Há 709 casos de internamento, dos quais 113 em cuidados intensivos.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI

23h36 - Brasil ultrapassa Alemanha em casos

O Brasil anunciou esta terça-feira que chegou aos 177 mil casos confirmados de covid-19, um número que ultrapassa o número de casos da Alemanha. Hoje também foram declaradas 881 vítimas mortais, um recorde para um período de 24 horas. Mais de nove mil casos foram reportados.

22h03 - Pequenos estabelecimentos comerciais reabrem timidamente em Madrid

Em Espanha, há quarentena obrigatória, a partir de sexta-feira, para todos os estrangeiros que entrem no país. Excepção para os trabalhadores transfronteiriços, diplomatas, e viagens por razões de força maior. Em Madrid, poucos são os pequenos negócios que arriscaram já reabrir, uma vez que os clientes não aparecem.


22h01 - Pandemia agrava-se na Rússia

A Rússia ultrapassou a Espanha em número de casos de coronavírus e já é o segundo país do mundo mais atingido pela pandemia logo a seguir aos Estados Unidos. O porta-voz oficial do Kremlin também já está internado num hospital de Moscovo com covid 19.


21h58 - Bolsonaro reabre negócios e apanha ministro da Saúde de surpresa

O presidente brasileiro mandou reabrir 57 tipo de negócios o mais depressa possível, apesar do número de vítimas da covid-19. Uma decisão polémica que não era do conhecimento do ministro da Saúde.


21h55 - Quem entrar em Portugal poderá ter de ficar de quarentena

Espanha já o fez: quem entra no país fica 14 dias de quarentena. Portugal pode seguir idêntico caminho. O Governo realça que os imigrantes são bem vindos nas férias mas com medidas de segurança programadas.

Já decidida está autorização aos profissionais de saúde para planear férias. Um eventual aumento ou uma nova vaga do surto, é já admitida pelo Centro Europeu de Prevenção de Controlo de Doenças.


20h05 - Estados Unidos não se podem precipitar na reabertura da economia, diz Anthony Fauci

O epidemiologista mais importante dos Estados Unidos, Anthony Fauci, avisou que uma reabertura dos Estados sem respeito por regras apertadas de distanciamento social pode resultar num surto ainda mais difícil ou mesmo impossível de conter. Numa audiência no Senado norte-americano, Anthony Fauci disse esperar uma segunda vaga de infeções para outono.


19h49 - Liga de futebol aponta regresso a 4 de junho

A Liga portuguesa está suspensa desde 12 de março devido à pandemia do novo coronavírus. Esta atrde soube-se entretanto que já há uma data para ser retomada: 4 de junho, para se disputar a 25ª jornada

O anúncio foi feito pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional: "Por forma a garantir que são rigorosamente vistoriados os estádios e realizados os testes médicos a todos os profissionais envolvidos nos jogos e na respetiva organização, está apontada a data de 4 de junho de 2020 para o primeiro jogo da 25ª jornada da Liga NOS".

19h49 - Covid-19. Quem ganha menos está mais exposto ao vírus

Quem ganha menos tem, naturalmente, mais dificuldades na hora de comprar as máscaras de proteção recomendadas pelas autoridades por causa do novo coronavírus. Mas os dados do barómetro da Escola Nacional de Saúde Pública, revelados esta tarde, mostram que são justamente as pessoas com rendimentos mais baixos que mais precisam de sair para trabalhar.


19h15 - França aproxima-se dos 27 mil mortos por covid-19

O número total de mortos no país aumentou para 26.991, com mais 348 óbitos registados nas últimas 24 horas. Do total de vítimas mortais por covid-19, 17.003 foram registadas em unidades hospitalares e 9.988 ocorreram em lares de idosos e centros para pessoas que, por motivos de saúde ou incapacidade, necessitam de prestação de cuidados constantes.

Há atualmente 21.595 pessoas hospitalizadas em França devido ao vírus - 2.542 nos cuidados intensivos.

Nas últimas 24 horas foram confirmados 708 novos casos, elevando o total para 140.227, destes estão curados 57.785.

A França é atualmente o quarto país no mundo com mais mortos devido ao vírus a seguir aos Estados Unidos (80.684), Reino Unido (32.692) e Itália (30.911).

19h08 - Moçambique suspende voos internacionais até 31 de maio

É mais uma medida para tentar travar casos importados de infeção pelo novo coronavírus: Maputo suspendeu os voos internacionais até 31 de maio.

A decisão baseia-se no facto de as autoridades terem registado "uma subida de casos de covid-19", disse João de Abreu, presidente do Instituto de Aviação Civil de Moçambique.

De acordo com o presidente do IACM, há exceções para voos humanitários, de carga ou de Estado.

18h59 -Madeira sem novos casos há seis dias consecutivos

A Madeira não regista casos de covid-19 há seis dias consecutivos, mantendo-se o total de 90 infetados, dos quais 55 já foram considerados curados, mais dois do que na segunda-feira

Os 35 casos de infeção ativos são pessoas que permanecem em isolamento no domicílio ou unidade hoteleira, sem necessidade de cuidados hospitalares. No total, foram notificados 1.497 casos suspeitos de covid-19 na região autónoma, dos quais 1.407 foram já excluídos.

18h35 - Bibliotecas, museus e arquivo histórico do Porto reabrem a 1 de junho

Com algumas restrições, bibliotecas públicas municipais, museus, Arquivo Histórico e outros equipamentos culturais do Porto reabrem a 1 de junho, nomeadamente condicionados à marcação prévia e lotação do espaço.

"Neste regresso gradual, há também a considerar as medidas preventivas definidas por cada espaço, entre as quais se inclui a utilização obrigatória de máscara", refere a autarquia na sua página na Internet.

Relativamente às bibliotecas públicas municipais, nomeadamente a do Porto (BPMP) e a Almeida Garrett, o acesso ao interior e a consulta de documentos no local só poderá ser feita por marcação prévia, através de telefone ou email.

Nos serviços de empréstimo domiciliário, os utilizadores poderão consultar o catálogo online da biblioteca e fazer depois o pedido por telefone ou email. Após a reserva, o utilizador deve aguardar o agendamento da entrega, sendo os empréstimos de 30 dias.

Depois de entregues, documentos e livros serão colocados em quarentena durante cinco dias e higienizados.

As regras no Arquivo Histórico são semelhantes, sendo exigida marcação prévia.

18h29 - Centeno estima perda de receita de 10 mil milhões

O ministro das Finanças quantificou em 10 mil milhões de euros o rombo feito pela pandemia nos cofres do Estado "até final do ano".


18h21 - Justiça britânica insiste em processar sem-abrigo por não se ter confinado

O Ministério Público do Reino Unido quis levar a tribunal um sem-abrigo, acusando-o de não ter recolhido a sua casa, em obediência às ordens de combate à pandemia. O juiz a quem o caso foi distribuído pôs em dúvida o seu fundamento, mas a acusação insiste em seguir para tribunal.

18h17 - Governo indiano anuncia 250.000 milhões de euros para a economia

É o equivalente a quase 10% do PIB do país, um pacote de ajuda financeira destinado a apoiar e a criar confiança na economia dosegundo país mais populoso do mundo.

"O principal objetivo é construir um clima de autoconfiança na Índia", disse o primeiro-ministro Narendra Modi num discurso à nação, acrescentando que a medida irá ajudar o país a competir globalmente, num momento em que a Índia entrou na sexta semana de um apertado confinamento que ameaça fazer implodir a economia.

Os economistas indianos situam a taxa de desemprego nos 24,7%. Na semana passada foram levantadas algumas restrições, quer em fábricas quer no comércio informal, de forma a garantir um mínimo de rendimento para os mais vulneráveis.

17h15 - Bailarinas de topo estão por todo o mundo a dançar via online numa campanha para juntar dinheiro destinado a ajudar os profissionais do setor que enfrentam agora dificuldades com a pandemia de covid-19.
 
17h03 - António Costa quer "confiança" entre trabalhadores e consumidores

O primeiro-ministro defende que é preciso recuperar a confiança das pessoas para a economia voltar ao normal. Esta terça-feira, na assinatura do acordo entre a Direção-Geral da Saúde e a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), o primeiro-ministro antecipou que "confiança" vai ser a palavra-chave para a retoma.


16h55 - SIBS assinala aumento das vendas físicas com desconfinamento

Na primeira semana de desconfinamento registou-se um aumento de vendas físicas acompanhado de redução nas compras online. Refere a SIBS que, "de 4 a 10 de maio, em pleno estado de calamidade, verificou-se um incremento significativo nas compras físicas, atingindo agora o valor mais elevado das últimas sete semanas, mas ainda assim 31 pontos a menos do que o número médio de compras antes da pandemia".

Em sentido contrário "registou-se um decréscimo nas compras `online`, menos quatro pontos base comparativamente com a semana de 27 de abril a 3 de maio, dos 98 para os 94 pontos base".

16h47 - Medidas de desconfinamento pouco pacíficas

A maioria dos países que nas últimas semanas se viu obrigado a impor a suspensão de atividades económicas e o isolamento social devido à pandemia da Covid-19 começa agora a abrandar as restrições.

Mas o processo de desconfinamento em países como o Reino Unido, os Estados Unidos ou o Brasil pode levar a algumas fraturas internas, com autoridades locais e Estados que insistem em ter garantias e mais segurança no regresso à normalidade.

16h35 - Guiné-Bissau ultrapassa os 800 casos

O número de casos da covid-19 na Guiné-Bissau aumentou para 820, mantendo-se três mortos, de acordo com o Centro de Operações de Emergência de Saúde guineense.

"O Laboratório Nacional de Saúde Pública analisou 94 amostras, das quais 59 deram positivo", afirmou Dionísio Cumba, coordenador do COES, indicando um total de 820, incluindo 26 recuperados e três mortos.

Dionísio Cumba disse também que a maior parte dos casos regista-se no Setor Autónomo de Bissau.

16h09 - Estima-se que existam 100 mil infectados por Covid-19 em Portugal

16h07 - Fátima deserta de peregrinos devido à pandemia

15h52 - OMS com dados "positivos" sobre tratamento do novo coronavírus

A Organização Mundial de Saúde admitiu hoje que alguns tratamentos parecem estar a limitar a severidade ou tempo de doença da Covid-19 e que está focada em aprender mais sobre quatro ou cinco situações promissoras.

"Temos alguns tratamentos que parecem estar a limitar a severidade ou o tempo da doença mas ainda não temos nada que consiga matar ou parar o vírus", disse a porta-voz da OMS Margaret Harris.

"Temos informações positivas a chegar mas precisamos de mais para estarmos 100 por cento confiantes de forma a que possamos escolher este tratamento em relação a outro", acrescentou.

15h49  - Reino Unido com mais 627 mortes nas últimas 24 horas

O número de vítimas mortais do novo coronavírus no Reino Unido é agora de 32.692, um aumento de 627 em relação às últimas 24 horas.

15h43 - Noruega retira soma recorde do fundo soberano para apoiar economia

A Noruega vai levantar uma soma recorde do seu colossal fundo soberano para apoiar uma economia duplamente afetada, pelo novo coronavírus e pela baixa do preço do petróleo, segundo o projeto de revisão orçamental hoje apresentado.

Em 2020, o Governo de centro-direita norueguês prevê levantar cerca de 420.000 milhões de coroas (37.873 milhões de euros) do fundo, que vale atualmente mais de um bilião de dólares (925.000 milhões de euros).

15h40 - Futebolistas na Suécia sem testes antes de treinos e jogos

O campeonato sueco de futebol não prevê realizar testes a jogadores antes dos jogos ou treinos, no protocolo com vista ao reinício da competição, que devia ter arrancado em abril, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

15h20 - Visitas a lares

Em nota enviada à RTP, a Secretaria de Estado da Ação Social assegura que tem trabalhado junto de várias instituições a elaboração das orientações para garantir que o regresso de visitas aos lares de idosos decorre com o máximo de segurança possível.

A orientação emitida pela Direção-Geral da Saúde na segunda-feira estabelece condições gerais, mas "caberá a cada estrutura avaliar a sua capacidade de implementação das condições referidas", esclarece.

"As regras que estão em vigor e que foram ontem publicadas resultam da colaboração entre MTSSS [Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social] e MS [Ministério da Saúde], tendo sido ouvidos todos os parceiros do setor social", acrescenta ainda.

15h00 - Madeira reabre ginásios

A capacidade dos espaços é reduzida para um terço e cada utente só pode fazer exercício durante uma hora, além de não ser autorizada a utilização dos balneários.


14h55 - Conselheiro da Casa Branca deixa alerta

O principal conselheiro da Casa Branca para a pandemia de Covid-19, Anthony Fauci, alertou o Congresso de que, se o país reabrir demasiado cedo, a propagação do novo coronavírus provocará "sofrimento e morte desnecessários".

14h42 - Mais de 286 mil mortos em todo o mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou pelo menos 286.122 pessoas e infetou mais de 4,1 milhões em todo o mundo desde dezembro.

De acordo com os dados recolhidos pela agência France Presse, já morreram pelo menos 286.122 pessoas e há mais de 4.188.040 infetados.

13h48 - 3.148 profissionais de saúde infetados

António Sales deu conta dos números atualizados de profissionais de saúde infetados. No domingo, havia em Portugal 3.148 profissionais de saúde infetados, dos quais 468 médicos, 834 enfermeiros, 760 assistentes operacionais e 150 assistentes técnicos.

13h45 - Segunda vaga?

O secretário de Estado da Saúde referiu na conferência de imprensa que ainda não há dados sobre uma potencial segunda vaga da Covid-19 em Portugal, mas que se deve precaver essa situação.

Nesse caso, o que está planeado é a retoma de algumas das medidas restritivas que já foram adotadas nas últimas semanas, explica o governante.

Recordando as palavras do primeiro-ministro, António Sales refere que "se for preciso dar um passo atrás, daremos um passo atrás".

13h42 – Benefício da vacina BCG ainda não está comprovado

Estudos têm vindo a revelar um potencial benefício da vacina BCG contra a tuberculose no tratamento da Covid-19. Graça Freitas considera que estes estudos têm “um grau de robustez muito ténue” e que, por isso, “não temos nenhum motivo para alterar as recomendações do programa nacional de vacinação”.

“Não há nenhuma alteração ao programa nacional de vacinação no que diz respeito à vacina BCG”, sublinhou a diretora-geral da Saúde.

13h40 - Lares estão "a adaptar-se"

O secretário de Estado da Saúde refere que a retoma das visitas a lares, no próximo dia 18, deve estar de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde.

António Sales reconhece, no entanto, que muitos lares estão ainda a "a adaptar-se e a adequar-se" à nova realidade, mas que isso "faz parte do processo".

"Entendemos que é muito importante para os idosos (...) poderem ver novamente os seus familiares", acrescentou ainda o secretário de Estado da Saúde, salientando que é preciso "muito cuidado" dada a vulnerabilidade deste grupo.

13h36 – Rastreios à comunidade escolar ainda não são prioridade

Questionada sobre a petição da FENPROF para a realização de rastreios para a comunidade educativa, Graça Freitas afirmou que serão realizados “analisando situação a situação”.

“A prioridade neste momento são os rastreios, que estão a terminar, aos profissionais dos lares, sendo que a população é vulnerável, e também aos estabelecimentos prisionais”, anunciou a diretora-geral da Saúde.

Graça Freitas anunciou ainda que está em curso o rastreio aos funcionários das creches, uma vez que a atividade vai ser retomada.

13h32 - Quarentena obrigatória?

Questionado sobre a possibilidade de impor uma quarentena obrigatória a quem visitar o país - tal como Espanha, que anunciou a decisão esta terça-feira - o secretário de Estado da Saúde esclarece que a situação ainda vai ser estudada e deverá e que deverá ser articulada com países de proveniência, salientando que o regresso dos emigrantes é desejável.

13h29 – Os métodos mais eficazes para evitar infeção

“Todos sabemos que ainda temos muitas incertezas, mas há uma coisa que sabemos desde o início: a forma como o vírus se transmite”, disse Graça Freitas. A diretora-geral de Saúde relembrou que a transmissão pode acontecer por duas vias: direta, através da transferência de gotículas de pessoa para pessoa, e a indireta, por via da contaminação das superfícies e objetos.

A diretora-geral da Saúde explicou que na transmissão direta, a medida de prevenção mais eficaz é o distanciamento físico.

“Quando não é possível este distanciamento em locais fechados, recomendamos o uso de máscara. É um complemente ao distanciamento físico”, acrescentou.

Para além disso, Graça Freitas reforçou a importância das medidas de higiene respiratória, isto é, evitar tossir ou espirrar diretamente para outra pessoa. A lavagem frequente das mãos é também uma das medidas mais importantes, assim como a higienização das superfícies e objetos.

“Este conjunto de cinco medidas tem eficácia comprovada”, referiu Graça Freitas, sublinhando que “uma única pode não ser suficiente”.

13h25 – “Grande maioria dos lares tem condições” para retomar visitas

Sobre a retoma das visitas aos lares de idosos no próximo dia 18, a diretora-geral da Saúde explicou que existem “situações particulares onde, de acordo com a avaliação do risco das autoridades de saúde, as visitas poderão ser diferidas para uma outra data”. No entanto, Graça Freitas considera que “na grande maioria dos lares, estaremos em condições, com preparação e definição de regras próprias” para a retoma das visitas.

Graça Freitas sublinhou que uma das regras mais importantes consiste, para além da preparação dos profissionais que trabalham nestes estabelecimentos, no diálogo com as famílias para que sejam cumpridas as medidas de prevenção e controlo de infeção.

“O que a DGS estabelece é um conjunto de regras de boas práticas que se destinam à retoma faseada da nossa vida normal”, começou por afirmar Graça Freitas, sublinhando que este será “um novo tipo de normalidade”.

“Cada regra é negociada com os parceiros quer a nível dos outros ministérios, quer a nível do setor privado”, explicou Graça Freitas.

13h21 - Profissionais de saúde vão poder voltar a tirar férias

O secretário de Estado da Saúde elogia os enfermeiros e o contributo que dão ao Serviço Nacional de Saúde não só na atuação contra a Covid-19, mas em todos os outros cuidados de saúde. António Lacerda Sales destaca que 800 enfermeiros foram contratados desde o início da pandemia.

De forma a devolver alguma "normalidade" à vida dos enfermeiros, o Ministério da Saúde decidiu revogar um despacho de 15 de março que restringia o gozo de férias por parte dos profissionais de saúde.

Os enfermeiros podem voltar a tirar férias desde que seja acautelada a prestação dos cuidados de saúde necessários.

13h13 - Portugal com mais 19 mortos e 234 casos confirmados

No total, houve registo de 1.163 mortos e um total de 27.913 casos confirmados desde início da pandemia.

Destaque ainda para o salto no número de casos recuperados. São mais 464, num total de 3.013, o que corresponde a 10,8% dos casos confirmados, informou o secretário de Estado da Saúde na habitual conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde.

Há 709 casos de internamento, dos quais 113 em cuidados intensivos.

A taxa de letalidade global em Portugal é de 4,2% e acima dos 70 anos é de 15,3%.

Dos casos ativos, 82,5% estão a ser acompanhados no domicílio. A percentagem de internamento é de 2,5% (0,4% em unidade de cuidados intensivos e 2,1% em enfermaria.

12h46 - Hospital Santa Maria vai realizar testes rápidos

O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, vai começar a realizar testes rápidos de deteção de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 que permitem resultados em cerca de uma hora.

"Estes testes rápidos são importantes, por exemplo, para garantir a segurança de doentes e profissionais em cirurgias e exames emergentes ou nas salas de partos", adianta o centro hospitalar numa nota enviada à agência Lusa.

Estes testes estão indicados para grávidas em trabalho de parto, intervenções cirúrgicas, endoscopias digestivas, broncoscopia emergentes e em situações de "intervenção emergente" de cardiologia e neurorradiologia.

12h06 - "Reanimar a economia sem descontrolar a pandemia"

O primeiro-ministro garante que o Governo continuará a trabalhar com determinação tendo em vista tomar as medidas necessárias para vencer a crise e recuperar a economia.
António Costa considera ser "fundamental reanimar a economia sem deixar descontrolar a pandemia".

11h50 - Número de novos casos recua na Bélgica

Registaram-se 330 novos casos de Covid-19 na Bélgica, nas últimas 24 horas. São menos 56 casos do que na véspera.

Quanto ao número de óbitos, houve 65 vítimas mortais, mais três que na segunda-feira.

Há um total de 53.779 casos confirmados e 8.772 óbitos no país.

11h24 - Espanha com aumento no número de mortos. 176 óbitos nas últimas 24 horas

Espanha registou 176 mortes devido à pandemia de Covid-19 nas últimas 24 horas, um aumento em relação às 123 de segunda-feira, mas um número abaixo dos 200 pelo quarto dia consecutivo.

O país contabiliza um total de 26.920 óbitos desde o início da pandemia.

Segundo os números divulgados, há 426 novos casos positivos com a doença, elevando para 228.030 o total de infetados confirmados até hoje.

11h10 - Companhias aéreas recusam diminuir ocupação dos voos

No contexto da pandemia, as companhias aéreas recusam a ideia de deixar lugares vagos nos voos, alertando que esta medida conduziria à falência e ao aumento dos preços dos bilhetes.

As empresas defendem que medidas como o uso obrigatório de máscara, a medição da temperatura e a apresentação do "passaporte de saúde" são suficientes.

11h00 - Sondagem. 93% dos portugueses dão nota positiva ao Governo

De acordo com uma sondagem da Marktest, realizada entre 6 e 7 de maio, 93% dos portugueses dão nota positiva à atuação do Governo durante a pandemia.

O índice de Avaliação de Desempenho do Governo atingiu 78 pontos, o valor mais alto desde que o Barómetro de Opinião Covid-19 começou a ser feito. Já na avaliação ao desempenho do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa regista 71 pontos.

10h40 - África com 2.336 mortes

O número de mortos da Covid-19 em África subiu hoje de 2.290 para os 2.336, com mais de 66 mil infetados em 53 países.

O número total de doentes recuperados aumentou de 21.821 para 23.095.

10h10 - Cerca de 2.000 enfermeiros em quarentena

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, refere que ainda há apenas números perliminares de enfermeiros infetados com o novo coronavírus. Quanto aos enfermeiros em quarentena, mantêm-se cerca de 2.000.
A responsável salientou ainda os esforços dos enfermeiros nesta altura, não só com a Covid-19, mas também com "a retoma da atividade assistencial que ficou parada" nos últimos dois meses.

Ana Rita Cavaco destaca que há enfermeiros com problemas de saúde mental devido ao stress bastante mais elevado que o normal, tendo em conta que também estão, muitas vezes, longe das suas famílias e das suas casas.

10h00 - Alemanha regista quase mil novos casos

A Alemanha contabiliza hoje um total de 170.508 casos de Covid-19, verificando um aumento de 933 em relação ao dia anterior.

Houve ainda uma subida de 116 vítimas mortais para um total de 7.533 e um valor estimado de 147.200 pessoas recuperadas da doença, com um crescimento de 1.600 nas últimas 24 horas.

9h53 - Cinco mortes em UCI na Rússia

Pelo menos cinco doentes com Covid-19 morreram num incêndio numa unidade de cuidados intensivos. O incêndio ocorreu num hospital de São Petersburgo.

9h17 - Vacina e tratamentos para a Covid-19 só em 2021

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta que não haverá vacina ou tratamentos para a Covid-19 nos próximos meses, sendo "muito provável" que só cheguem em 2021.

Por isso, aconselha "cautela" no levantamento das medidas.

9h00 - Espanha decreta quarentena a quem chegar do estrangeiro

O Governo de Madrid decidiu que quem chegar ao país a partir de sexta-feira deverá ficar em quarentena durante 14 dias.

Os trabalhadores transfronteiriços, os dos transportes e suas tripulações, bem como os profissionais de saúde que vão exercer a sua atividade laboral, ficam isentos desta medida, desde que não tenham estado em contacto com pessoas diagnosticadas com a Covid-19.

8h38 - Infarmed alerta para testes rápidos falsificados na Europa

A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) alerta para a existência de testes rápidos de Covid-19 falsificados no mercado europeu.

O Infarmed avisou ainda que os testes apenas podem ser disponibilizados por fabricantes e distribuidores autorizados, e não devem ser comprados na internet.

Alerta também que têm sido encontrados testes falsos no mercado europeu, com "documentação falsa, documentação incompleta ou alegações não fundamentadas".

8h21 - "Intervenção precoce" fez a diferença em Portugal

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) sustenta que o número relativamente baixo de doentes com Covid-19 em Portugal, por comparação com outros países, resulta da "intervenção precoce" das autoridades e de uma reduzida importação de casos.

Em declarações à agência Lusa, o especialista principal do ECDC para resposta e operações de emergência, Sergio Brusin, afirma que "Portugal e outros países na Europa têm um número inferior de casos". E que uma das justificações é "a implementação atempada de medidas, que é algo que pode diminuir bastante a propagação".

"Isto foi algo que aconteceu em Portugal e noutros países da Europa por causa da intervenção bastante precoce", acentua.

A outra justificação, ainda segundo Sergio Brusin, "é que poderá ter havido menos introdução exterior, como aconteceu na Grécia, por exemplo".

Os primeiros casos de Covid-19 em Portugal - importados de Itália e Espanha - foram registados a 2 de março, quando já outros países europeus tinham dezenas ou centenas de infetados.

E só precisamente um mês depois de ter sido registada a primeira morte na Europa (de um turista chinês em França), é que se verificou o primeiro óbito em Portugal, a 16 março passado, um idoso de 80 anos com outras patologias.

8h06 - China regista um caso

As autoridades chinesas detetaram, nas últimas 24 horas, apenas um novo caso de infeção pelo novo coronavírus, após um aumento repentino durante o fim de semana. Algo que alimentou receios da eclosão de uma segunda vaga.

De acordo com a Comissão Nacional de Saúde da China, o novo caso é oriundo do exterior e foi diagnosticado na região autónoma da Mongólia Interior, no norte do país.

Até às 23h59 de segunda-feira (16h59 em Lisboa), 27 pacientes receberam alta, fixando o número de infetados ativos em 115, entre os quais dez estão em estado grave.

Desde o início da epidemia, a China registou 82.919 infetados e 4633 mortos devido à Covid-19. Até ao momento, 78.171 pessoas receberam alta.

Ainda segundo as autoridades chinesas, 737.599 pessoas que tiveram contacto próximo com infetados estiveram sob vigilância médica - 5470 continuam sob observação.

7h58 - Covid-19 quebra barreiras na América

Nos Estados Unidos, as vítimas mortais ultrapassaram nas últimas 24 horas as 80 mil e no Brasil as 11.500, ao passo que a América Latina está perto de registar 372 mil casos.

No entanto, ao longo do Continente Americano, enquanto alguns governos endurecem as restrições, outros dão início a reaberturas parciais.

A Organização Mundial da Saúde confirmou entretanto outro recorde: os casos no mundo ultrapassaram os quatro milhões, um aumento de um milhão nos últimos 11 dias.

Os Estados Unidos continuam a figurar no topo dos países mais afetados. Na segunda-feira, registaram mais de 1,3 milhões de infetados desde o início da pandemia.

O Brasil, o segundo país mais afetado na América, já soma 168.331 pessoas infetadas.

7h15 - Brasil atinge 11.519 mortos e 168.331 casos

O Brasil totalizou 11.519 mortos e 168.331 casos de infeção pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, tendo registado nas últimas 24 horas 396 óbitos e 5.632 novos casos, segundo o Executivo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de incidência da covid-19 no país é 80,1 casos por cada 100 mil habitantes, sendo que a taxa de letalidade da doença está fixada em 6,8%.

O aumento no número de mortes no Brasil foi de 3,5 por cento, passando de 11.123 no domingo, para 11.519 na segunda-feira.

Já em relação ao número de infetados, o crescimento foi de 3,4 por cento, passando de 162.699 para 168.331 casos confirmados.

A tutela deu ainda conta da recuperação de 69.232 doentes, sendo que 82.344 continuam sob acompanhamento.

São Paulo, com 46.131 pessoas diagnosticadas e 3743 mortes, continua a ser o estado que concentra o maior número de casos, seguindo-se o Rio de Janeiro, com 17.939 infetados e 1770 vítimas mortais.

6h45 - Ponto de situação


A partir da próxima segunda-feira, lares e unidades de cuidados continuados podem voltar a ter visitas. A Direção-Geral da saúde publicou um conjunto de regras para os visitantes e utentes.As instituições devem ficar com um registo de todos os visitantes.


Uma das principais condições é o agendamento prévio das visitas, que devem seguir um rigoroso plano de higienização, além do distânciamento físico apropriado.

Todavia, o presidente da União das Misericórdias, Manuel Lemos, afirma, em declarações à TSF, estar à espera de diretrizes do Governo sobre as visitas ao lares.
Caso positivo na Autoeuropa
A Autoeuropa confirma um caso positivo de Covid-19 entre os trabalhadores. O profissional infetado teve contacto com mais sete pessoas.

A unidade portuguesa da construtora alemã Volkseagen garante que a cadeia de contágio não ocorreu dentro das instalações.

A fábrica diz ainda que o trabalhador sempre respeitou todas as regras de segurança e que o risco de contágio é também reduzido.

Ainda assim, os outros trabalhadores que estiveram em contacto com o infetado estão em casa e já fizeram testes de rastreio.

Já a fábrica Avipronto, na Azambuja, retomou a produção. Mas apenas com dez por cento dos trabalhadores.

A empresa esteve encerrada depois de terem 101 funcionários terem testado positivo.
O quadro em Portugal
Na segunda-feira, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, houve nove mortes - um número abaixo dos dois digitos, o que aconteceu pelo segundo dia consecutivo.

Houve também registo de mais 98 infetados, uma subida inferior a 0,4 por cento, o valor mais baixo, em termos percentuais, desde o início da pandemia.

O país regista um total de 1144 mortes relacionadas com a Covid-19 e 27.679 infetados.

A Região Norte é ainda aquela que regista o maior número de mortos (651), seguida dade Lisboa e Vale do Tejo (248), do Centro (216), do Algarve (14), dos Açores (14) e do Alentejo, com apenas um caso.

Os números voltam a ser atualizados pelo Ministério da Saúde ao início da tarde.
O quadro internacional
À escala internacional, a pandemia da Covid-19 já provocou mais de 283 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Quase 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é gerada por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

Desde então, os governos confinaram 4,5 mil milhões de pessoas, o que corresponde a mais de metade da população mundial, encerraram o comércio não essencial e reduziram drasticamente o tráfego aéreo, parando assim setores inteiros da economia.