Europeus de corta-mato: Portugal com bronze em seniores femininos

por Lusa
Dulce Félix DR

Portugal conquistou a medalha de bronze em seniores femininos nos Europeus de corta-mato, que decorreram no Parque da Bela Vista, em Lisboa, mesmo apresentando uma equipa de apenas três elementos.

Dulce Félix, oitava, Salomé Rocha, 10.ª, e Susana Francisco, 25.ª, não falharam - bastava uma desistência para a equipa não pontuar - e totalizaram 43 pontos, fechando um pódio em que também ficaram a Grã-Bretanha, primeira com 26, e a Irlanda, segunda, com 41.

Inicialmente, Portugal tinha selecionadas ou pré-selecionadas seis atletas, mas desse grupo de elite só Dulce Félix e Salomé Rocha aceitaram o convite. As outras, por planificação da época ou lesão, acabaram por ficar de fora, o que abriu lugar a Susana Francisco, a melhor na prova de observação, há duas semanas.

Aos 37 anos, e já com quatro medalhas individuais no palmarés, Dulce Félix ainda mostra garra para ser oitava, em 28.09 minutos, enquanto que Salomé Rocha, dois lugares atrás, gastou 28.13.

Susana Francisco, com 29.08 minutos, foi 25.ª e cumpriu na perfeição a missão de fechar a equipa, com 43 pontos, menos 10 que a Turquia, da campeã individual Yasemin Can.

Sem oposição de relevo na corrida, Can conseguiu um inédito quarto triunfo consecutivo em femininos, em 26.52 minutos, 15 segundos à frente de Karolin Bjerkeli Grovdal.

A norueguesa de 29 anos também tem fortes razões para sorrir, já que chega à prata após quatro medalhas de bronze.

No terceiro lugar, com 27.43 minutos, entrou a sueca Samrawit Mengsteab.
Dulce Félix "muito feliz"
Dulce Félix classificou como positivo o desempenho da seleção lusa de seniores femininos nos Europeus de corta-mato e diz que medalha de bronze “é uma alegria para os portugueses”.

“Creio que tivemos um desempenho positivo. Por sermos só três, só nos é que acreditávamos na medalha coletiva e estamos todas de parabéns”, disse a atleta portuguesa, campeã europeia em 2010, e que teve hoje ao seu lado Carla Salomé Rocha e Susana Francisco.

Dulce Félix, oitava individualmente, lembrou que “Portugal tem uma história linda neste campeonato e continua a ter”.

“Há muito tempo que não ganhávamos uma medalha coletiva de seniores e hoje saímos daqui com esse prémio. É bom dar aos portugueses essa alegria”, disse a atleta, que não competia nesta prova há seis anos.

Quanto ao percurso, Dulce lembrou que foi na Bela Vista que se sagrou campeã nacional, em março, mas que enfrentar atletas europeias é uma realidade mais exigente.

“Estou afastada destes europeus há seis anos e voltar com uma medalha coletiva faz-me sair daqui ‘super’ feliz. Foi uma prova muito dura. Foi partir à morte e acabar a morrer. Dei tudo o que tinha no terreno e nunca baixei os braços. Gostava de uma medalha, mas não posso desvalorizar o meu oitavo lugar, porque os anos vão passando e cada vez é mais difícil”, reconheceu.

A atleta do Benfica avançou ainda que centra agora atenções nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, para os quais procura ainda marca de classificação, “provavelmente para a maratona”.
António Sousa: jovens darão "muitas alegrias a Portugal"O Selecionador Nacional de atletismo, António Sousa, classificou como positiva a prestação dos atletas portugueses nestes Europeus, com a conquista de duas medalhas de bronze coletivas, nos sub-20 masculinos e nos seniores femininos, e uma medalha de bronze individual por Mariana Machado, na categoria de sub-20 femininos, que o selecionador nacional considerou serem “excelentes resultados”.

“Foi uma manhã muito positiva para o atletismo português na disciplina de corta-mato, com excelentes resultados. Foram resultados de grande relevância e a equipa portuguesa está de parabéns, assim com a organização deste evento, que proporcionou um dos melhores europeus de sempre”, destacou António Sousa, que congratulou também os treinadores dos atletas lusos.

Num balanço da competição, António Sousa destacou as três medalhas conquistadas e o regresso aos pódios de corta-mato, frisando que Portugal tem uma nova geração de atletas com grande valor.

“Esta é uma equipa muito jovem, que nos abre grandes perspetivas para o futuro desde que consigamos fazer bem o nosso trabalho. Estes jovens que estiveram aqui hoje de certeza que vão dar muitas alegrias a Portugal”, vaticinou o selecionador nacional.

Os Europeus de corta-mato decorreram hoje no Parque da Bela Vista, em Lisboa, onde Portugal conquistou três medalhas de bronze, uma individual e duas por equipas.
pub