Sporting procura ultrapassar Cova da Piedade na Taça

| Taça de Portugal

O Cova da Piedade quer defender o título de "tomba-gigantes" que ostenta na presente edição da Taça
|

O Sporting procura esta quarta-feira frente ao Cova da Piedade, da II Liga, em Setúbal, assegurar a presença nas meias-finais da Taça de Portugal de futebol, fase em que vai defrontar o vencedor do embate entre Moreirense e FC Porto.

Os "leões" voltam a defrontar um emblema do segundo escalão, depois de terem eliminado o Famalicão (2-0), na quarta eliminatória, tendo ainda afastado Oleiros (4-2) e Vilaverdense (4-0), ambos do Campeonato de Portugal.

O treinador do Sporting, Jorge Jesus, sabe que na Taça tudo é possível mas o favoritismo é da sua equipa.

O Cova da Piedade, 13º classificado da II Liga, chegou a esta ronda após derrotar o Marítimo no desempate através de grandes penalidades (4-2, após 0-0 no prolongamento). Antes, o emblema de Almada venceu o Minas de Argozelo (4-0), Anadia (4-3 nos penáltis, após 1-1 no tempo regulamentar e no prolongamento) e Sporting Ideal (4-1).

O técnico dos piedenses sabe que o adversário (Sporting) é amplamente favorito mas também lembra que é legítimo que a sua equipa tenha a pretensão de surpreender.

A partir das 20h30, no "emprestado" Estádio do Bonfim, em Setúbal, Sporting e Cova da Piedade voltam a defrontar-se na prova rainha, depois de embates em duas épocas seguidas, em 1961/62 e 1962/63, com quatro triunfos dos "leões", na primeira época por 2-5 e 5-1 e na segunda por 9-0 e 1-2.
Rio Ave e D. Aves em encontro equilibrado
Rio Ave e Desportivo das Aves vão protagonizar o primeiro embate entre primodivisionários, na reedição da terceira eliminatória da edição 1994/95 da Taça, em que os vila-condenses venceram fora por 3-0.

No lançamento da partida o treinador dos avenses, Lito Vidigal, reconheceu dificuldades mas recusou dar a eliminatória como perdida.

A formação comandada por Miguel Cardoso, atual quinta da I Liga e que eliminou Benfica (3-2 após prolongamento), Sporting de Braga (1-0) e Sanjoanense (4-0), recebe o Desportivo das Aves, 14º e "carrasco" de União da Madeira (5-1), União de Leiria (3-0) e Vila Real (1-0), a partir das 19h00, uma hora depois de arrancar o único embate entre equipas do Campeonato de Portugal.

Na antevisão da partida o técnico dos vila-condenses, Miguel Cardoso, recusou entrar para o jogo na condição de favorito.
Caldas e Farense perseguem o sonho
Nas Caldas da Rainha, a formação da casa, que eliminou, entre outros, os emblemas da II Liga Académica e Arouca, ambos nas grandes penalidades, por 4-2 e 3-1, respetivamente, depois de empates 1-1, defronta o Farense, que já afastou da prova Estoril-Praia (1-0) e Leixões (2-1), a partir das 18:00.

Com a chegada aos quartos de final, o emblema do distrito de Leiria já igualou o melhor registo na competição, que remontava a 1955/56, quando foi eliminado pelo Belenenses (3-2), enquanto o clube algarvio procura chegar pela quarta vez às meias-finais, tal como em 1954/55, 1972/73 e 1989/90, quando foi finalista vencido diante do Estrela da Amadora (2-0, na finalíssima).
Árbitros já conhecidos
O árbitro Rui Costa dirige o jogo entre o Cova da Piedade e o Sporting.

Nas escolhas da secção não profissional do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, divulgadas esta qiuarta-feira ao final da manhã, destaque ainda para a nomeação de Carlos Xistra para o Rio Ave-Desportivo das Aves.

O árbitro António Moreira estará no jogo entre Caldas e Farense:
Programa dos quartos de final da Taça de Portugal:

- Quarta-feira:

Caldas (CP) - Farense (CP), 18h00.

Rio Ave (I) - Desportivo das Aves (I), 19h00.

Cova da Piedade (II) - Sporting (I), 20h30.

- Quinta-feira:

Moreirense (I) - FC Porto (I), 20h30.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.