Num espetáculo de bom nível em Alvalade, o empate entre Sporting e Benfica parece ajustar-se ao que se passou em campo. A uma primeira parte completamente dominada pelos da casa responderam os visitantes com um segundo tempo totalmente diferente da passividade antes evidenciada. O segredo da recuperação do Benfica tem nome e é sérvio: Markovic transfigurou o futebol encarnado e evitou o que parecia ser a vitória certa dos leões. Não pode deixar de se fazer menção ao público que se deslocou ao recinto dos leões, causador de um ambiente de grande e ininterrupto entusiasmo e correção que fez lembrar a Premier League. Confirmam-se também duas figuras emergentes no futebol português: Montero, do lado do Sporting, cada vez mais a confirmar credenciais de "matador" (cinco golos em três jogos), e Markovic, pelas águias, um fantasista.
Sporting 1 - 1 Benfica, 3.ª jornada da I Liga
Com este resultado, o Sporting isolou-se provisoriamente no comando da I Liga, com sete pontos, mas pode ser ultrapassado por um quarteto de clubes (Porto, Rio Ave, Estoril e Braga) que têm seis, enquanto o Benfica subiu ao sexto posto, com quatro.
Fim do jogo.
Três minutos de compensação.
88' - Defesa de Artur a negar o golo a Montero, num livre direto.
Já perto do final do jogo, uma nota de reportagem para a claque do Sporting, que não parou um segundo que fosse de apoiar a equipa ao
longo de todo o encontro.
84' - Substituição para o Sporting - Sai Jefferson, entra Slimani.
84' - Cartão amarelo para Amorim, por falta sobre Adrien.
82' - Remate perigoso de Capel a levar a bola muito perto do poste esquerdo da baliza do Benfica. O espanhol está a dar um novo fôlego ao futebol atacante dos leões.
78' - Maxi Pereira com uma autêntica placagem a Jefferson, arrisca o segundo amarelo, mas conta com a benevolência do árbitro.
76' - Diagonal de Capel, que ultrapassa Cortez em velocidade, e remate ao lado.
73' - Substituição no Sporting - Sai Carrillo, entra Capel.
Markovic, rápido, tecnicista, uma seta apontada à baliza adverrsária, está a ser a 'gazua' do Benfica neste jogo. Desde a entrada do Sérvio, os encarnados passaram a dominar.
68' -
Remate de Matic a sair rente ao poste esquerdo da baliza de Patrício, que ainda toca na bola. É canto.
O jogo 'virou' e agora é o Sporting a dar sinais de intranquilidade.
64' - Golo do Benfica - Jogada mágica de Markovic, a serpentear por entre vários adversários, finalizando depois com enorme classe. Está feito o empate em Alvalade.
62' - Maurício, em excelente posição, cabeceia por cima da baliza de Artur Moraes e desperdiça uma excelente oportunidade para ampliar a magra vantagem dos leões.
61' - Substituição no Sporting - Sai Wilson, entra Dier.
O Benfica está mais forte nesta segunda parte, que completa agora o quarto de hora inicial.
57' - Luisão desarma Montero na última fracção de segundo e evita o que podia ser o segundo golo do Sporting.
53' - Cartão amarelo para Carrillo, do Sporting, por protestos.
50' - Cartão amarelo para Montero, do Sporting, por mão na bola.
50' - Novo disparate, agora de Montero, que joga a bola com a mão e tira um golo feito a Wilson Eduardo, que aparecia nas costas do companheiro para responder ao cruzamento perfeito de Carrllo.
48' - Disparate de Rojo a meio campo, Markovic progride à velocidade da luz, e Rui Patrício, por duas vezes, evita o golo do Benfica. Precioso, o guarda-redes do Sporting.
48' - Substituição no Benfica - Sai Gaitán, entra Cardozo.
Mais um problema para o Benfica. Gaitán pede substituição, agarrado a uma perna, depois de efetuar um cruzamento. Cardozo vai entrar, para o primeiro jogo em mais de três meses.
21h06 - Recomeça o jogo.
Intervalo.
45+3' - Substituição no Benfica - Sai Salvio, entra Markovic.
Salvio parece inapto para continuar e Markovic já se prepara para subir ao relvado.
Três minutos de compensação.
45' - Entrada louca de Maxi sem bola sobre Jefferson. Cartão amarelo para o lateral do Benfica. O árbitro foi muito benevolente para com o benfiquista.
43' - Salvio atira-se para a piscina (parece lesionar-se sozinho) e consegue iludir o árbitro. Livre perigoso à entrada da grande-área do Sporting, descaído para a direita do ataque encarnado.
42' - Substituição no Benfica - Sai Enzo, entra Ruben Amorim.
40' - Cartão amarelo para Matic, do Benfica, por ter feito uma gravata a Fredy Montero. O rapidíssimo avançado do Sporting está a ser muito marcado pelos adversários, por vezes com demasiada dureza.
Enzo Pérez está em más condições a parece estar a precisar de ser rendido. Alguns minutos atrás, recebeu uma violenta bolada de Jefferson.
37' - Anfdré Martins remata muito por cima, mas fica na retina a excelente jogada coletiva do Sporting, sempre em progressão.
33' - Salvio para as nuvens, a desperdiçar a primeira grande oportunidade de golo para o Benfica. Cruzamento de Cortez na esquerda, primorosamente desmarcado por um passe longo de Gaitán, Maurício falha o corte e Salvio, com a baliza toda à sua frente, faz o que parecia quase impossível.
Com o Sporting ainda muito 'por cima' do jogo, a partida perdeu um pouco da velocidade inicial e as operações prosseguem agora em zonas do relvado mais distantes das balizas. O Benfica não está a conseguir sacudir a pressão leonina.
25' - Rojo, isolado em frente a Artur, quase chega de cabeça à bola lançada por Jefferson num pontapé livre.
25' - Garay ceifa Montero por detrás, mas escapa ao amarelo.
O Benfica tenta refrear o ritmo muito rápido que o Sporting está a imprimir à partida, que atinge agora os vinte minutos.
16' - Grande defesa de Rui Patrício, a desviar para a barra um cabeceamento à queima-roupa de Matic.
Só 'deu' Sporting no primeiro quarto de hora de jogo.
12' - Luisão faz um corte providencial, para canto, a um cruzamento muito perigoso de Jefferson.
10' - Golo do Sporting -
Soberba assistência de André Martins para o golpe fatal de Montero, com a cabeça, em plena área, exibindo grande frieza.
8' - Cartão amarelo para Rojo, do Sporting, por travar em falta o rápido Gaitán.
6' - Primeiro ataque do Benfica, com Gaitán a procurar a velocidade de Rodrigo. Cédric protege a bola e deixa-a sair pela linha de fundo.
Sporting entra a pressionar muito o adversário. Aos quatro minutos de jogo, os leões já beneficiaram de quatro cantos.
4' - Artur faz uma defesa instintiva com as pernas, a um remate frontal de William. Perigosíssimo.
3' - Salvio quase faz auto-golo ao tentar aliviara bola na sequência de um pontapé de canto.
1' - Cortez cede canto depois de uma boa (e perigosa) jogada individual de Carrillo pela esquerda.
20h01 - Começa o jogo. Sai o Benfica.
-------------------------------
Equipas
Sporting
Rui Patrício, Cédric, Maurício, Rojo, Jefferson, William Carvalho, André Martins, Adrien, Carrillo, Wilson Eduardo, Montero
Suplentes
Marcelo Boeck, Welder, Dier, Gerson Magrão, Rinaudo, Capel, Slimani
Treinador: Leonardo Jardim
Benfica
Artur Moraes, Maxi Pereira, Luisão, Garay, Bruno Cortez, Matic, Enzo Pérez, Salvio, Gaitán, Rodrigo, Lima
Suplentes
Paulo Lopes, Jardel, Djuricic, Ruben Amorim, Sulejmani, Markovic, Cardozo
Treinador: Jorge Jesus
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)