A chuva adiou a participação de Gustavo Ribeiro nos Jogos Olímpicos. São Pedro, se for ele que controla as nuvens, impediu os skates de rolarem na Concórdia e alterou também os planos da nossa equipa de reportagem.
O problema é que a chuva não mudou de planos e decidiu "castigar" Paris e os arredores durante todo o dia. A viagem foi por isso mais adversa e a nossa estadia no local de competição também. Poças, muita lama, caminhos de terra batida feitos em papa... enfim, um cenário difícil para a reportagem.
Custou chegar ao posto onde íamos filmar a prova. Enquanto o Filipe preparava o material, olhei para o lado e percebi que faltava apenas um atleta para a entrada do Manuel Grave em competição, a sua estreia em Jogos Olímpicos.
Em prova estava um atleta de África do Sul e atrás de mim a família. Mulher e filho, supus.
Era impossível desviar o nosso olhar do deles. Fitavam a performance com uma ternura comovente. Anos de trabalho para viver o momento único de estar a participar nos Jogos Olímpicos. E os que acompanharam a caminhada até ali, na primeira fila, a absorver cada instante.
Obrigado eu, por ter oportunidade de viver os Jogos Olímpicos.