Jogos Olímpicos. O Breaking fez a estreia na Concórdia
Depois de muita espera, o breaking fez a estreia olímpica. A zona da Concórdia recebeu pela primeira vez os B-boys e as B-girls que batalharam entre si até às medalhas de ouro. Portugal também fez parte desta história, com o 13.º lugar de Vanessa Marina, que representou as cores nacionais.
O recinto encontrava-se cheio e a boa disposição reinou. Fora dele, os que não puderam entrar no pequeno estádio sentaram-se no chão e viram o pioneiro breaking olímpico pelos ecrãs espalhados pela Concórdia.
Para Portugal, interessa Vanessa Marina. A B-girl portuguesa representou a comitiva portuguesa na estreia. O sorteio do “Round-Robin” não foi nada simpático mas a portuguesa de 32 anos aceitou o desafio com um sorriso.
A primeira adversária foi a holandesa India, seguindo-se a chinesa 671, primeira do ranking mundial. A terceira “battle” foi com a norte-americana Sunny. Todos os combates foram perdidos pela portuguesa por 2-0.
Fica para a posteridade que Portugal esteve lá, na Concórdia, a mostrar os “moves” levaram o breaking ao palco olímpico. No entanto, em 2028, Los Angeles não irá acolher esta prova.