Os jogos dos campeonatos distritais do Porto de futebol e futsal foram adiados pela Associação de Futebol (AF) local, devido aos incêndios que afetam a região.
A AF Porto justifica a decisão com a defesa da saúde pública, verdade e equidade desportivas, tendo em conta as consequências imediatas dos incêndios que têm afetado, sobretudo, a região centro e norte do país.
Em causa está, segundo a AF Porto, o encerramento de alguns campos de treinos e jogos, o acionamento dos planos municipais e distritais de emergência e proteção civil, mas também os riscos da inalação de fumo durante a prática desportiva.
Sete pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas nos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viseu, e que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 62 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam 47.376 hectares.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), hoje pelas 11:00, estavam em curso 38 incêndios, dos quais 15 eram considerados ocorrências significativas que envolviam mais de 3.000 operacionais, apoiados por cerca de mil meios terrestres e 25 meios aéreos.
O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e alargou até quinta-feira a situação de alerta, face às previsões meteorológicas.