Russo Artem Nych vence a Volta a Portugal em bicicleta

por Marcos Celso - RTP
Nych conquistou a amarela na penúltima etapa Nuno Veiga - Lusa

Artem Nych vestiu de amarelo na penúltima etapa, no Monte Farinha, Senhora da Graça, e segurou a vitória final este domingo, vencendo a 85.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, assim como a supremacia na 10.ª etapa.

Na 10.ª etapa, o contrarrelógio de 26,6 quilómetros em Viseu corou o ciclista russo da Sabgal-Anicolor numa prova sob intenso calor e decisiva para as contas finais da edição de 2024.

Nych, de 29 anos, ciclista russo que corre sob bandeira neutra, anulou este domingo todos os esforços dos seus mais diretos rivais e alcançou o seu grande momento na carreira profissional.

O corredor russo tinha ganho aetapa em Boticas, vestiu a amarela na Senhora da Graça e hoje fez o pleno com vitória na etapa e na Volta a Portugal.

O melhor da Volta terminou os 26,6 quilómetros do percurso deste domingo com o tempo de 34.36 minutos, menos três segundos do que o companheiro de equipa dinamarquês Julius Johansen, segundo classificado, enquanto o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), vencedor em 2023, gastou mais 30 segundos do que o seu sucessor.

Nas contas finais da Geral, o russo assegurou o triunfo final com 01.23 minutos de vantagem sobre Stüssi, segundo na classificação geral, e 2.38 sobre o porto-riquenho Abner González (Efapel), terceiro, 

Colin Stüssi (Vorarlberg), vencedor em 2023, ainda se esforçou até ao fim, obtendo um bom tempo no contrarelógio de Viseu e garantiu o segundo lugar na Volta, mas, neste último dia, Nych impôs o seu ritmo para segurar a liderança e a vitória na etapa de Viseu.

Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) ficou no quarto lugar na Volta e foi o português melhor classificado na edição deste ano, a 3.07 de Nych.
PUB