Portugal mantém o sexto lugar do ranking da FIFA
Portugal manteve-se no sexto lugar do ranking da FIFA, posição à qual tinha chegado na atualização de abril, numa hierarquia que continua a ser liderada pela Argentina, campeã mundial, anunciou esta quinta-feira o organismo que rege o futebol mundial.
Agora, ainda sem contar com os jogos do Euro2024, mas incluindo os três particulares disputados imediatamente antes – vitórias frente à Finlândia (4-2) e República da Irlanda (3-0) e derrota diante da Croácia (1-2) –, Portugal manteve-se à "porta" do top 5.
O ranking mundial continua a ser liderado pela Argentina, que se mantém no topo desde abril de 2023, ou seja, na primeira atualização após a conquista do Mundial2022, logo seguida pela a França, vice-campeã, que continua no segundo posto, à frente da Bélgica, terceira.
As únicas alterações entre os 10 primeiros lugares ocorreram com a subida do Brasil ao quarto posto, por troca com a Inglaterra, agora quinta, e com ascensão da Croácia ao nono lugar, em detrimento da Itália, 10.ª.
Entre os adversários da formação comandada por Roberto Martínez, a República Checa, que Portugal bateu por 2-1 na primeira jornada do Grupo F, em Leipzig, é a mais bem colocada, ocupando o 34.º lugar após subir duas posições.
Pelo contrário, a Turquia, adversário da seleção lusa, no sábado, em Dortmund, desceu dois lugares para o 42.º posto, enquanto a Geórgia conquistou uma posição, ascendendo ao 74.º.
Entre as seleções treinadas por portugueses, os Emirados Árabes Unidos, comandados por Paulo Bento, desceram dois lugares, para 69.º, e o Togo, de Paulo Duarte, é agora 120.º, após ter descido sete posições, ao passo que Angola, de Pedro Gonçalves, subiu para 92.º, a Guiné-Bissau, de Luís Boa Morte, ascendeu ao 115.º, e o Kuwait, orientado por Rui Bento, subiu a 137.º.