O FC Porto venceu hoje o Sporting por 87-83 no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, em partida da segunda jornada da I Liga portuguesa de basquetebol e igualou provisoriamente a Ovarense no topo da classificação.
Os ‘dragões’ somam, agora, 11 pontos na tabela, tantos quanto a Ovarense, mas ambos os clubes podem ser ultrapassados pelo Benfica, que tem 10 pontos e defronta hoje a Oliveirense.
O FC Porto terminou o primeiro período a vencer por 26-22, após distanciar-se por duas vezes no marcador. Após uma vantagem de seis pontos (19-13), permitiu a igualdade ao Sporting (19-19), antes de voltar a ‘fugir’ até aos 26-19, naquela que foi a maior vantagem desse quarto.
Mas o ‘leões’ chegariam ao intervalo na frente do marcador, por 43-38, graças à boa reação no segundo período, expressada particularmente em dois parciais distintos, de 6-0 e 8-0, que colocaram os ‘verde e brancos’ na frente (28-26), primeiro, e lhes permitiram aumentar a vantagem (36-31), depois.
Após um parcial de 10-5 nos primeiros quatro minutos do terceiro período, a equipa orientada por Luís Magalhães chegou a liderar por 10 pontos, mas um desconto de tempo permitiu a Fernando Sá corrigir a ação dos seus jogadores e, no final do período, a vantagem ‘leonina’ era de apenas um ponto (65-64), deixando tudo em aberto para a etapa final.
Então, os ‘azuis e brancos’ voltaram para a frente do marcador (71-70), pela primeira vez desde os 15 minutos, com um triplo do 'inevitável' Landis, e não voltaram a ceder a vantagem, que chegou a ser de cinco pontos (79-74 e 85-80), apesar de o Sporting ter discutido o resultado até ao último lance.
A 26 segundos do final, o ‘leão’ Nick Ward (27 pontos e nove ressaltos) foi para a linha de lance livre com o marcador em 85-83 para os visitantes, mas errou os dois lançamentos e o ‘leão’ não aguentou o golpe anímico.