O ciclista espanhol Javier Romo (Movistar) subiu esta quinta-feira à liderança do Tour Down Under, na Austrália, depois de vencer a terceira etapa, após a qual o português Afonso Eulálio (Bahrain Victorious) entrou no top-20.
Depois do ataque de Eulálio, antes do final da subida, colocada a cinco quilómetros da meta, Romo deixou os adversários e conseguiu aguentar até ao final, com cinco segundos de avanço sobre o grupo principal, liderado pelo equatoriano Jhonatan (UAE Emirates) e pelo neozelandês Finn Fisher-Black (Red Bull-BORA-hansgrohe), segundo e terceiro, respetivamente.
Na geral, graças às bonificações, Romo lidera com oito segundos de avanço sobre Narváez, com o austríaco Patrick Conrad (Lidl-Trek) na terceira posição, a 10 segundos, o mesmo tempo de atraso que tem Fisher-Black.
Depois do 15.º lugar na etapa, Afonso Eulálio subiu 91 lugares e está agora no 18.º lugar, a 15 segundos do novo líder da corrida.
Rui Oliveira (UAE Emirates) terminou na 120.ª posição, a 12.40 de Romo, e caiu para o 109.º posto, a 12.50 do espanhol.
Na sexta-feira, o pelotão do Tour Down Under vai percorrer 157,2 quilómetros, entre Glenelg e Victor Harbor, com duas contagens de montanha, a última das quais de primeira categoria, a menos de 22 quilómetros da meta.