LE. FC Porto e Braga jogam por um lugar no play-off
FC Porto e Sporting de Braga, "afundados" nas últimas 12 posições, estão obrigados a pontuar quinta-feira na última ronda da fase de liga da Liga Europa para conseguir um lugar no play-off de acesso aos oitavos de final.
Ainda assim, e se tudo correr "mal" nos outros campos, os azuis e brancos - que não ganham há cinco jogos, incluindo quatro derrotas, três com Vítor Bruno e uma com o interino José Tavares – podem ter de ganhar e aos bracarenses nem a vitória servir.
Os dois clubes lusos só podem queixar-se, porém, da fraca prestação que tiveram até aqui: o FC Porto, que se propunha ganhar a prova, somou três derrotas e venceu apenas dois jogos, tal como o Sporting de Braga, que perdeu quatro.
Depois de sete jornadas, os azuis e brancos seguem, assim, no 25.º lugar, com oito pontos, mais um dos que os bracarenses, que ocupam o 27.º posto, parecendo longínqua a final que jogaram em 2010/11, e que os portistas venceram por 1-0, em Dublin, sob o comando do atual presidente, André Villas-Boas.
Num dia em que os 18 jogos da oitava e última ronda da fase de liga arrancam todos às 20h00 (em Lisboa), o FC Porto entra numa nova "era", a do treinador argentino Martin Anselmi, que, a "frio", vai ter logo pela frente um jogo decisivo.
Expetativas condicionadas
Face a um conjunto quase eliminado (29.º, com seis pontos), os "dragões" são, mesmo em indisfarçável crise, favoritos ao triunfo, que vale o apuramento, nunca direto para os "oitavos" – oito primeiros – e certamente fora do "top 16" – entre o nono e o 16.º são cabeças de série no sorteio do play-off.
Mesmo empatando, para o sexto jogo consecutivo sem vencer em todas as competições, o FC Porto pode seguir em frente, se uma das quatro equipas com nove pontos (Roma, Ferencvaros, Fenerbahçe, de José Mourinho, e Besiktas) perder.
Os "dragões" vão fechar a fase de liga face à equipa à qual o Sporting de Braga abriu, com um triunfo caseiro por 2-1, selado com um "bis" de Bruma a acabar, enquanto os "arsenalistas" defrontam, no adeus, um dos "carrascos" dos portistas.
A Lazio, que comanda isolada, com 19 pontos, fruto de seis vitórias e apenas um empate, em casa, derrotou o FC Porto por 2-1, no Olímpico de Roma, num embate decidido pelo espanhol Pedro Rodriguez, com um golo aos 90+2 minutos.
Os comandados de Carlos Carvalhal estão, assim, obrigados a acabar com a invencibilidade dos transalpinos para "sonhar" com o apuramento, que, com uma vitória, dificilmente não acontecerá, embora seja matematicamente possível.
Os minhotos somaram os seus dois triunfos precisamente na "pedreira", onde, além dos israelitas, caíram os alemães do Hoffenheim, enquanto a Lazio ganhou os três jogos fora, com Dinamo Kiev (3-0), Twente (2-0) e Ajax (3-1).
Os transalpinos (19 pontos) chegam a Braga como a única equipa com o apuramento para os "oitavos" garantido, sendo que o Manchester United (quarto, com 15), de Ruben Amorim está bem colocado, em vésperas da viagem ao reduto dos romenos do Steaua.